sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Programa Cinema e Som - Touro Indomável

Touro Indomável - Clássico norte americano de 1980 considerado uma das referências do cinema da década. O longa, com direção de Martin Scorsese e produção de Robert Chartoff e Irwin Winkler, conta a história real do lutador de boxe Jake La Motta. O roteiro é de Paul Schrader e Mardik Martin, baseado em livro escrito pelo próprio La Motta, além de Joseph Carter e Peter Savage.

Touro Indomável é protagonizado por Robert De Niro no papel do pugilista peso médio Jake La Motta, que colecionou grandes vitórias nos ringues e uma vida pessoal repleta de desregramentos e problemas emocionais. Para interpretar o touro do Bronx, como era conhecido La Motta, Robert De Niro treinou boxe com o próprio pugilista, além de ter engordado 25 quilos para interpretá-lo após o fim de sua carreira de lutador.

Filmado em preto e branco, de forma a garantir maior realismo às cenas, Touro Indomável foi premiado com o Oscar de melhor ator para De Niro e melhor edição para Thelma Schoonmaker, além de ter sido indicado pela Academia em outras seis categorias, assim como pelo Globo de Ouro. O filme, considerado por parceria Scorsese e De Niro, tem ainda no elenco Cathy Moriarty, interpretando a mulher do lutador, Vicky La Motta, e Joe Pesci como Joey La Motta, irmão do pugilista. Ambos indicados ao Oscar e Globo de Ouro nas categorias de ator coadjuvante.

A trilha sonora, com edição de Jim Henrikson, alterna trechos da ópera Cavalleria Rusticana, de Pietro Mascagni, com canções populares, como a brasileira Não tenho lágrimas, de 1937, interpretada por Patrício Teixeira.

Por Rafaella Arruda


(Programa Cinema e Som - ELOFM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário