quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Programa Cinema e Som - Dustin Hoffman

Nascido em Los Angeles, Califórnia, em 1937, Dustin Hoffman ganhou fama pela versatilidade e profundas interpretações. Reconhecido pelo gênio difícil e por vezes entrar em conflito com seus diretores, Hoffman quebrou padrões ao aceitar papéis de antiherói, envolvido em dificuldades, ou mesmo viver personagens trágicos com final feliz improvável. Com isso, trouxe nova perspectiva para os grandes astros.

Foi um manco vigarista de rua, em Perdidos na Noite, de 1969, um ator tentando passar-se por mulher em Tootsie, de 1982, e um autista de meia idade em Rain Man, de 1988. Três personagens que lhe valeram indicação ao Oscar, com vitória por Rain Man. Na juventude, estudou Medicina por um ano, mas acabou largando os estudos devido às notas baixas.

Decidiu estudar interpretação uma vez que não queria trabalhar e muito menos servir no Exército. Mudou-se para Nova York, onde fez comerciais de TV e ingressou na famosa escola de interpretação Actors Studio. Seu primeiro grande sucesso no cinema foi como o jovem alienado Ben Braddock no clássico A primeira noite de um homem, de 1967. Na época, com 30 anos, encaixou-se perfeitamente no papel ao lado de Anne Bancroft e foi indicado ao Oscar como melhor ator. Por estar atuação, venceu o Globo de Ouro e o BAFTA. A partir de então, dedicou-se inteiramente ao cinema, com algumas aparições em TV e teatro.

Com cerca de 70 filmes na carreira e várias premiações, esteve em muitos outros sucessos como Pequeno Grande Homem, de 1970, Papillon, de 1973, Lenny, de 1974, Maratona da Morte e Todos os Homens do Presidente, de 1976, Kramer vs. Kramer, de 1979, que como Rain Man, também lhe rendeu um Oscar de melhor ator, Mera Coincidência, de 1997, e a comédia Entrando numa fria maior ainda de 2004. Foi dublador na animação Kung Fu Panda e Kung Fu Panda 2, em 2008 e 2011, e atuou em dois filmes sobre Peter Pan: Hook – A Volta do Capitão Gancho, de 1991 e Em Busca da Terra do Nunca, de 2004.

Apelidado de Hook pelo amigo Gene Hackman e até hoje chamado assim por alguns companheiros, Dustin Hoffman tem na carreira, até o momento, 5 Globos de Ouro e 3 prêmios BAFTA conquistados, sendo ao lado de Marlon Brando, o único ator a ganhar 2 Oscars por papéis principais em filmes também vencedores da Academia. Brando por Sindicato de Ladrões e O Poderoso Chefão, e Hoffman pelos dramas Kramer x Kramer e Rain Man. Atualmente, Dustin Hoffman é casado com a advogada Lisa Gottsegen, com quem tem quatro filhos.

Por Rafaella Arruda

(Programa Cinema e Som - ELOFM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário